Subseção da OAB-SAJ entrega carteiras a novos advogados nesta terça (11)

Cerimônia aconteceu nesta terça-feira (11) -Foto: reprodução

Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (11) a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santo Antônio de Jesus entregou carteiras dos novos advogados e advogadas do município.

A solenidade contou com a presença do presidente da subseção/SAJ, Dr. Walter Almeida, do conselheiro da subseção/SAJ, Dr. Humberto Vieira, da presidente da OAB seccional da Bahia, Daniela Borges, e de outras autoridades.

O presidente da subseção, Dr. Walter Almeida, destacou, em contato com o Blog do Valente, a força que a Ordem tem desde sua criação, e ressaltou que a OAB tem também um papel social.

“Eu gostaria de registrar que a OAB se mostra forte ao ponto que ela traz toda sua riqueza, toda sua complexidade de representações de órgãos que a constitui. Então, a OAB é isso, é uma estrutura forte, uma estrutura integrada e composta por diversas pessoas que além de darem apoio a diversos advogados e advogadas, também são pessoas que estarão cumprindo uma ação social”, disse.

O advogado também comentou a postura de pessoas que sustentam que o direito a defesa não deveria ser para todos, por entenderem que determinados crimes não merecem defesa.

“A própria pessoa que diz que o outro não deveria ter defesa, um dia, essa pessoa também vai precisar, então de fato a defesa cabe a todos e a todas. (…) A advocacia é justamente este bastião, é quem você pode recorrer em último caso ante a injustiça, então, quando a injustiça te toca, é a advogada e ao advogado que você vai recorrer, então de fato é uma profissão extremamente nobre e necessária a nossa sociedade”, explicou o presidente.

O conselheiro da subseção, Humberto Vieira, falou sobre o quanto estes momentos são importantes para aqueles que deseja seguir carreira na advocacia.

“É um momento muito importante. No começo da advocacia dessas pessoas que vieram aqui hoje receber sua carteira. Então, o que a gente aconselha é isso, muito trabalho, muita dedicação. Convocar para a gente fazer parte do sistema OAB, somos voluntários, e a classe só se fortalece se tiver esta união, este desejo de que as coisas aconteçam da melhor forma possível”, cravou  Viera.

O advogado ainda comentou, ao ser questionado, especulações de que poderiam ser extintas algumas necessidades de certificações de advogados no Brasil. Para Vieira estas certificações e exames que os novos advogados passam são importantes para o Direito.

“Acho que este teste da Ordem para o ingresso é muito importante. Na Faculdade você começa a engatinhar e na luta, na advocacia você começa a andar e a correr, então este teste da Ordem serve para não colocar este povo sem uma experiência em si. Então, eu acho que este filtro é muito importante”, opinou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia