EMBASA informa que acompanha de perto presença de plantas daninhas no Rio da Dona

Foto: reprodução/internauta Blog do Valente

Após moradores da zona rural de Santo Antônio de Jesus demonstrarem preocupação com o avanço de uma praga de macrófitas (plantas daninhas) no Rio da Dona, que abastece a cidade e também os municípios de Varzedo, São Miguel das Matas e Dom Macedo, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (EMBASA) se pronunciou sobre o assunto.

A EMBASA informou que monitora a proliferação das macrófitas no local, assegurando que há uma severa monitoração da qualidade da água. Leia a nota: 

“Sobre a questão da presença das macrófitas na barragem do rio da Dona, a Embasa informa que monitora de forma sistemática todos os eventos que influenciam direta ou indiretamente na qualidade da água da barragem, incluindo seus afluentes.

O monitoramento das macrófitas é realizado por meio da análise comparativa de imagens pretéritas, obtidas através dos bancos de imagens de instituições públicas, a exemplo da Conder, com as imagens atuais do Google Earth e as obtidas por sobrevoo de drone. Comparando imagens entre o ano de 2010 e 2023, verifica-se que tanto na área da represa relativa à vertente do rio da Dona, como a do rio Preto o volume de biomassa reduz, possivelmente em decorrência do aumento do fluxo de água, aporte de nutrientes e senescência das plantas. Essas alterações não têm comprometido a qualidade da água captada e nem tem prejudicado a operação da Embasa.

Cabe ressaltar que o enfrentamento das questões relativas à preservação do meio ambiente se dá de maneira mais efetiva quando as ações necessárias de controle são realizadas, conjuntamente pelos órgãos estaduais e municipais competentes e os ribeirinhos se conscientizarem de suas obrigações ambientais”.

Em contato com o Blog do Valente um morador da região, identificado como João,  disse que “o rio já está praticamente abandonado” e que “a Embasa, que é a responsável pela barragem, não toma nenhuma providência. A plantação de árvores que foi feita para evitar a praga também não surtiu efeito”. 

Os moradores temem temem que a situação se agrave e que a região fique sem água, mas conforme a empresa a situação é monitorada de perto. 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia