Professores universitários das federais da Bahia farão paralisação na próxima quarta (3)

Foto: reprodução

Uma paralisação do professores de universidades federais da Bahia, associados ao Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (Apub), está programada para acontecer na próxima quarta-feira (3). Nas reivindicações estão recomposição dos cortes no orçamento e proposta de reajuste salarial.

A decisão da paralisação aconteceu última Assembleia Geral da categoria em 12 de março, onde os professores firmaram uma agenda de manifestações para março, abril e maio de 2024, devido ao “estado permanente de mobilização”.

Os docentes reivindicam nova proposta de reajuste salarial, uma vez que a proposta de ajuste de 0% pelo governo em 2024 e 9% para 2025 e 2026 foi rejeitada pela categoria, contou o Correio da Bahia.

Ainda segundo o Correio da Bahia, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), declarou que o setor da Ifes do sindicato havia aprovado o indicativo de greve. No entanto, a Apub esclareceu que não é representada pelo Andes-SN e que os indicativos da instituição não se aplicam aos professores de universidades federais na Bahia, como a Ufba, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Campus Malês.

“É importante reafirmar que a Apub é um sindicato autônomo, filiado a uma federação, o PROIFES, e à CUT. Nós não somos filiados ao ANDES, sindicato interestadual que não representa todas as Universidades e Institutos Federais do território nacional”, afirmou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia