SAJ: “A segurança pública não é só dever do estado, mas também do poder público municipal. Falta querer investir”, afirma Rogério Andrade

A Rádio Andaiá FM promoveu uma série de entrevista com os cinco candidatos a prefeito de Santo Antônio de Jesus e nesta quinta-feira (25) foi a vez do deputado Rogério Andrade (PSD). Ao analisar o tripé mais importante no município (educação, saúde e segurança pública), o candidato disse que há muita deficiência por falta de investimento do poder público municipal.

Confira abaixo a entrevista completa:

Rádio Andaiá FM: Qual a percepção que o senhor tem da educação em Santo Antônio de Jesus e qual a sua proposta caso assuma a prefeitura?

Rogério Andrade: É lamentável a situação da educação em Santo Antônio de Jesus que se encontra abandonada. Nenhuma nova escola foi construída, nenhuma grande obra foi feita nas escolas. Recebemos inúmeras denúncias de crianças sentadas no chão por falta de cadeiras nesse governo, a merenda escolar sem nenhum acompanhamento nutricional. Ouvimos de uma grande maioria dos professores a falta de desvalorização dos mesmos, falta de investimento em capacitação e o plano de carreira que não é levado a sério. Vamos mudar essa situação. Vamos cuidar dos professores, alunos e escolas. Teremos um programa de saúde do estudante para que os médicos e dentistas possam atender os alunos na escola, vamos fazer uma verdadeira revolução pedagógica nas escolas, implantar redes wifi, vamos investir com prioridade em esporte e cultura. Na condição de deputado damos uma contribuição importante na implantação da UFRB quando passou por nossas mãos o projeto de doação de terreno para a construção da universidade, da mesma forma que demos contribuição para a implantação do IFBA.

Rádio Andaiá: O senhor tem planos para educação em tempo integral para ensino fundamental e educação inclusiva?

Rogério Andrade: Sem dúvidas. A gente precisa aumentar a oferta de vagas no ensino integral, está mais do que provado que é o melhor caminho, e a partir de janeiro com equipe qualificada vamos oferecer essas oportunidades.

Rádio Andaiá: Qual seu projeto para educação na zona rural?

Rogério Andrade: Nós daremos uma prioridade absoluta. Nasci na zona rural sei das dificuldades do homem do campo, meu pai nasceu na zona rural. É lamentável a situação das estradas da zona rural de ponta a ponta. É lamentável também as queixas dos alunos com a falta de transporte escolar. Nós iremos atender a essa população, criar oportunidade para que o homem do campo possa ter condições de estudar e os pais de oferecer os estudos para seus filhos.

Rádio Andaiá: O que o senhor faria de diferente a respeito da merenda escolar do quadro atual?

Rogério Andrade: Isso também é uma queixa muito frequente porque não tem acompanhamento nutricional e isso é muito importante até para facilitar o aprendizado do aluno que precisa se alimentar bem. Nós iremos proporcionar profissionais nutricionistas para acompanhar diariamente a preparação dessa merenda.

Rádio Andaiá: O senhor tem projeto para que o município possa ter um incremento nesse setor da educação profissionalizante?

Rogério Andrade: Na condição de deputado já trabalhamos bastante no que se refere ao ensino profissionalizante quando ajudamos a trazer o CETEP onde foram oferecidos diversos cursos profissionalizantes essenciais para o município. Santo Antônio de Jesus está entre as 30 cidades com piores indicadores no que se refere à geração de empregos. Então, precisamos capacitar a nossa gente, oferecer cursos para que o mercado não tenha dificuldade de encontra mão de obra aqui. Qualquer governo sério precisa investir na educação como prioridade.

Rádio Andaiá: De que forma o senhor tem acompanhado e qual projeto tem em relação à segurança inserindo o município nesse contexto de uma parceria com as entidades da segurança pública do estado?

Rogério Andrade: É lamentável a questão da segurança publica em Santo Antônio de Jesus. Isso não é por falta de emprenho dos policiais, pois são policiais valorosos, destemidos tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil. A segurança pública não é só dever do estado como preconiza a Constituição Federal. No nosso entendimento é obrigação minha como cidadão, da escola, da família, da polícia e é sim também do poder público municipal. A gente só vai ter segurança pública melhor quando o município resolver investir de verdade em educação, cultura, geração de emprego, lazer. São varias formas que o município tem para diminuir essa onda crescente de criminalidade em Santo Antônio de Jesus e nós iremos contribuir fortalecendo a Guarda Municipal, aumentando efetivo, valorizando os guardas, investir no aumento de veículos, investir em inteligência e preservação. Nós precisamos rapidamente fortalecer as relações entre o poder público municipal e a Polícia Civil e Polícia Militar.

Rádio Andaiá: Em relação a participação de menores envolvidos na criminalidade, o senhor tem projetos para reverter essa situação?

Rogério Andrade: É o papel do município de cuidar das crianças e dos jovens, investir em esporte, em lazer. A cidade está crescendo e os empregos não estão acompanhando. Investir em creches. Santo Antônio de Jesus com mais de 100 mil habitantes tem praticamente o mesmo número de crianças em creches em Amargosa que é três vezes menor.

Rádio Andaiá: O que fazer para evitar a falta de medicamentos nos postos de saúde de Santo Antônio de Jesus?

Rogério Andrade: É o poder público municipal resolver comprar remédio para a população. Santo Antônio de Jesus se transformou num grande polo de saúde da região, mas a saúde pública, da população mais carente, de quem não tem plano de saúde está de mal a pior. Faltam materiais básicos nos postos, as senhas são insuficientes ao número da população, algumas reformas que foram iniciadas nos postos de saúde não foram concluídas ainda. Na nossa administração não vamos permitir isso. Vamos acabar com o descaso da saúde de Santo Antônio de Jesus, vamos cuidar da saúde da nossa gente, melhor o atendimento, colocar UPA para funcionar e junto com o governo do estado implantar a Policlínica Regional, onde vai regionalizar a saúde, aproximar das pessoas atendimentos de média e alta complexidade.

Rádio Andaiá: Quais seriam as metas do seu governo para os dois hospitais? Tem projeto para o Hospital da Criança?

Rogério Andrade: Vamos dar o apoio que a Santa Casa merece. Ainda continua passando por muitas dificuldades e precisa de ajuda, mais recursos, mais independência. Lutar também para implantar um centro de referência da criança, não é algo fácil, temos que ser realistas. Vamos abrir a UPA, implantar a Policlínica, fortalecer a Santa Casa e se for possível trazer o Hospital da Criança também.

Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia