Em protesto, Bahia utilizará uniforme “sujo de óleo” no duelo contra o Ceará

Foto: divulgação;/ Felipe Oliveira

O Bahia confirmou, no final da manhã deste domingo (20), que utilizará camisas ‘manchadas de óleo’ na partida contra o Ceará, na segunda-feira (21), as 19h30, no Estádio de Pituaçu, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A campanha é um protesto contra a tragédia ambiental que assola o litoral nordestino desde o início do mês de setembro.

Em nota divulgada no site oficial, o clube cobrou respostas sobre a tragédia ambiental e fez um ‘convite à reflexão’ sobre o impacto causado pelo homem.

Confira a nota!

O problema é seu. O problema é nosso. Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido? O Bahia é você, somos nós, cada ser humano.

É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.

Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo.

Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade? A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural.

*VN