CBF e Fenapaf reduzem intervalos entre jogos de um mesmo time de 66h para 48h

Com o calendário do futebol apertado devido a paralisação, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) decidiram diminuir os intervalos de tempo entre dois jogos de uma mesma equipe. Pelo menos durante a temporada de 2020, as partidas estarão autorizadas a terem um intervalo mínimo de 48h. Antes o período entre um jogo e outro de um mesmo time era de, pelo menos, 66 horas.

De acordo com a CBF, a medida será aplicada inicialmente a Série A do Campeonato Brasileiro, podendo ser ampliada para outras divisões ou competições, caso seja necessário mexer no calendário e consultando previamente clubes e jogadores.

Em publicação, a entidade máxima do futebol nacional ainda esclarece de que forma a redução do intervalo entre jogos irá funcionar. “A redução do prazo ficará limitada ao máximo de quatro partidas por equipe na competição, sendo que o intervalo entre duas partidas nessas condições não será inferior a 15 dias por clube. Além disso, nenhuma equipe disputará duas partidas seguidas com referido intervalo reduzido”, declarou a CBF.

A mudança é para tentar evitar que os campeonatos referentes a temporada de 2020 interfiram no calendário de jogos de 2021. A redução de tempo entre as partidas tem anuência do Ministério Público do Trabalho, com homologação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas.

Confira a publicação da CBF na íntegra:

A Confederação Brasileira de Futebol e a FENAPAF – Federaçao Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, com a anuência do Ministério Público do Trabalho e a homologação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), vêm a público informar que aditaram o acordo que estabelecia o intervalo mínimo de 66 horas entre partidas de competições coordenadas pela CBF, para estabelecer que, durante a temporada de 2020, de forma absolutamente excepcional e somente se necessário, poderão ser marcadas partidas com intervalo mínimo de 48 horas. Tal medida se aplica inicialmente à Série A, podendo ser estendida a outras competições de âmbito nacional mediante o mesmo critério adotado, ou seja, consulta prévia aos clubes e atletas.

A redução do prazo ficará limitada ao máximo de quatro partidas por equipe na competição, sendo que o intervalo entre duas partidas nessas condições não será inferior a 15 dias por clube. Além disso, nenhuma equipe disputará duas partidas seguidas com referido intervalo reduzido.

A CBF e a FENAPAF reafirmam a excepcionalidade da medida e asseguram que a mesma só será adotada com o objetivo de que as competições da temporada 2020 não avancem ainda mais sobre o calendário de 2021, garantido o trabalho seguro aos atletas, bem como um período de descanso ao final de 2020 e férias integrais ao final de 2021.

Fonte: BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia