Baiano Allan do Carmo disputa em Portugal última prova que pode levá-lo a Tóquio

Foto: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br

O baiano Allan do Carmo disputa neste domingo, 20, ao meio-dia, no horário da Bahia, uma das 15 vagas para

os Jogos Olímpicos de Tóquio-2021. Na prática, serão apenas 14 vagas porque o Japão, mesmo se não conseguir colocar um de seus nadadores entre os classificados, tem vaga assegurada por ser o país anfitrião. A prova de 10 km será disputada na cidade de Setúbal, em Portugal, e contará também com o goiano Diogo Villarinho.

A presença de Villarinho, ao contrário de somar a favor de Allan, será um complicador a mais para o nadador baiano. Como apenas um representante por país se classifica nesse Pré-Olímpico, os dois serão forçosamente adversários. Por exemplo, se Allan for o vencedor da prova e Vilarinho chegar em segundo, Villarinho estará eliminado. E vice-versa.

“Minhas expectativas de classificação são as melhores. Estou bem treinado, me sentindo bem e preparado. Esperança, vontade e garra vão ser todas concentradas para o êxito nesta seletiva”, disse Allan, em um intervalo do primeiro treino, no qual detectou o primeiro desafio que terá.

“A água está bem fria, como é comum em Portugal. Todo mundo já conhece, já que tivemos muitas competições aqui. Está em uma temperatura na faixa de 17, 18 graus”, constatou o nadador.

A esperança é que o clima esquente um pouco até o dia da largada e a roupa de borracha seja dispensada. O traje foi um pesadelo para Allan nos Jogos Pan-americanos de Lima-2019. O macacão de borracha rasgou e ele se complicou na prova, em que era um dos favoritos, mas só conseguiu a 13ª colocação.

Na ocasião, o baiano comentou a falta de intimidade com o traje pesado na água. Disse que é uma saída para quem não se dá bem em clima frio, mas usar o traje, para ele, é sinônimo de baixa performance. “A depender, poderá ser obrigatório ou opcional”, sublinhou Allan.

Em nota, a Federação Internacional de Natação (Fina), divulgou em seu site que, devido ao contexto da pandemia, não será permitida a presença de público no evento. “Uma rigorosa bolha livre de Covid-19 será criada para os atletas e equipes técnicas, com perímetros de segurança definidos nos quais apenas será autorizada a equipe essencial”, diz texto da nota.

Fonte: A Tarde



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia