Copa do Mundo 2030 passará por seis países e três continentes

Copa do Mundo de 2030 terá sede em Portugal, Espanha e Marrocos, mas também com jogos na América do Sul. Crédito: Fifa/Divulgação

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (4) que a Copa do Mundo de 2030 será disputada na Espanha, em Portugal e no Marrocos. A entidade máxima do futebol mundial também afirmou que os primeiros jogos do mesmo Mundial serão realizados na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

A decisão surpreendeu porque a entidade não havia programado nenhum anúncio para esta quarta. Ao mesmo tempo, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, se antecipara à própria Fifa ao anunciar, em entrevista coletiva, os jogos inaugurais na América do Sul. Com a decisão da Fifa, a Copa do Mundo será disputada pela primeira vez em seis países diferentes e em três continentes.

A Fifa precisou atuar nos bastidores para atender o interesse de todos que queriam receber o Mundial de 2030. Além de colocar seis países para sediarem países desta Copa, contemplando as demandas da América do Sul, a entidade agradou aos países da Ásia ao anunciar que o torneio de 2034 será disputado na Ásia ou na Oceania, seguindo os critérios do “princípio de rodízio entre as confederações”, segundo afirmou a entidade, em comunicado.

Fase de grupos será disputada em 12 estádios

A fase de grupos da Copa do Mundo de 2030 será disputada em 12 estádios, sendo seis na Espanha, três em Portugal e três no Marrocos. As seleções sul-americanas que se classificarem para o Mundial vão jogar suas partidas da fase de grupos em suas respectivas sedes.

Fifa prevê impacto econômico de US$ 12 bilhões

A Fifa estima que a Copa do Mundo de 2030 gerará um impacto econômico de US$ 12 bilhões para os países-sede. A entidade também espera que o torneio atraia mais de 5 milhões de turistas para o continente europeu e africano.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, comemorou a decisão. “Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão unidos”, disse Infantino. “Em 2030, nós teremos uma única pegada global, três continentes (África, Europa e América do Sul), seis países (Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai) recebendo e unindo o mundo enquanto celebraremos juntos o jogo bonito, o centenário e a Copa do Mundo da Fifa.”

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, também se disse satisfeito com o anúncio. “Acreditamos Sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do #MundialCentenario”, disse Domínguez em seu perfil nas redes sociais.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia