Tribunal Arbitral do Esporte confirma suspensão do Comitê Olímpico Russo

Comitê Olímpico Russo perde recurso contra suspensão decidida pelo COI Crédito: Shutterstock

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) negou nesta sexta-feira (23) o recurso do Comitê Olímpico Russo (ROC) contra a suspensão imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em outubro de 2023. A decisão mantém a punição ao ROC por reconhecer os conselhos olímpicos regionais de áreas da Ucrânia ocupadas pela Rússia.

O COI suspendeu o ROC por considerar a integração das entidades ucranianas como violação da Carta Olímpica e da integridade territorial do Comitê Olímpico da Ucrânia. A punição impede o ROC de receber financiamento do COI, mas não afeta a participação de atletas russos em competições internacionais como neutros.

O COI manifestou satisfação com a decisão da CAS, reforçando que a suspensão se deu pela ação unilateral do ROC em incorporar as entidades ucranianas. O Comitê Olímpico Russo, por sua vez, considerou a decisão “politicamente motivada” e cogita recorrer ao Supremo Tribunal Suíço.

Na apelação à CAS, o ROC buscava a revogação da suspensão e a autonomia de um comitê nacional de pleno direito. A decisão do tribunal mantém a punição, mas abre caminho para a Rússia recorrer ao Supremo Tribunal Suíço caso decida fazê-lo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia