Festival da Cerâmica Maragogipinho destaca grandes nomes da música e celebra a arte artesanal

Foto: divulgação

Maragogipinho, distrito de Aratuípe, se prepara para sediar o aguardado Festival da Cerâmica de 13 a 19 de novembro, e a programação promete encantar visitantes e moradores. O evento, que ocorre no maior polo ceramista da América Latina, contará com a presença de renomados artistas como Lenine, Jau, Roberto Mendes, Sued Nunes e o Cortejo Afro. O cenário principal para os grandes shows será a Praça da Matriz, onde o cantor Roberto Mendes abrirá a noite de apresentações em 17 de novembro, das 18h às 22h. O compositor e cantor Jau trará seu balanço do samba-reggae, ijexá e axé para brindar o público na mesma noite.

No dia seguinte, 18 de novembro, será a vez do pernambucano Lenine, conhecido por suas canções de sucesso na MPB e no Pop-Rock, fazer um dos shows mais aguardados do festival. A cantora Sued Nunes, revelação da nova geração baiana, e o Cortejo Afro também encerrarão a noite com o ritmo contagiante do samba-reggae.

Além dos shows, o Festival da Cerâmica oferecerá uma programação diversificada, incluindo espaços para comercialização e exposição de peças artesanais, rodada de negócios, gastronomia, manifestações culturais, painéis, oficinas de capacitação e a cerimônia de entrega do Selo de Origem Artesanato da Bahia.

O Festival da Cerâmica Maragogipinho é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio do Programa Artesanato da Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Setre, e a Prefeitura de Aratuípe, em parceria firmada entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. O evento também conta com a parceria das Secretarias da Cultura (Secult) e Turismo (Setur), e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e AAMOM. O festival busca não apenas celebrar a rica tradição da cerâmica artesanal, mas também promover o desenvolvimento cultural e econômico da região. O Festival integra o calendário cultural da Bahia, contribuindo para fomentar o turismo e atrair compradores, valorizando o trabalho dos artesãos locais.

“O Festival é resultado da construção de uma política da valorização do artesanato da Bahia, iniciada com a construção de uma nova marca, e que passa também pela valorização dos mestres e mestras. O Festival tem essa dimensão de construtor de um calendário para o artesanato da região, envolvendo manifestações culturais, gastronomia, imersão na cultura local, tudo isso em articulação com outras pastas como a cultura e o turismo”, diz o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, instituição à qual está vinculada a Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA).

Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de adquirir peças decorativas e utilitárias nas olarias e na Feira, com destaque para louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, esculturas e moringas, entre outros. A Feira Gastronômica também será um atrativo, oferecendo uma variedade de opções da culinária do Recôncavo, Baiana e Nordestina.

Para facilitar a experiência dos visitantes, um mapa de Maragogipinho estará disponível através do QR Code, apresentando informações gerais e a localização das dezenas de olarias na região. Também será oferecida a Visita Guiada e Experiência Imersiva nas Olarias, proporcionando uma oportunidade única de conhecer a rica herança da cerâmica artesanal.

O Festival da Cerâmica Maragogipinho promete ser uma celebração vibrante da cultura, da arte e da tradição, consolidando-se como um marco no calendário cultural da Bahia. A entrada é franca, e a programação completa está disponível para os interessados aproveitarem ao máximo essa experiência única.

Programação Completa:

  • 13/11:
    • 10h às 17h30 – Caravana de Cadastramento – Rota Artesanal Boi Bilha
    • 10h30 às 17h – 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia
  • 14/11:
    • 8h30 às 17h30 – Caravana de Cadastramento – Rota Artesanal Boi Bilha
    • 9h às 17h – 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia

Painéis:

  • Data: 16 de novembro
    • 16h às 18h – Painel: Patrimonialização de Maragogipinho
    • 16h às 18h – Painel: Relação de Maragogipinho com o Turismo

Shows Artísticos:

  • 17/11:
    • 18h às 19h30 – Roberto Mendes
    • 20h30 às 22h – Jau
  • 18/11:
    • 16h às 17h20: Sued Nunes
    • 18h30 às 19h50: Lenine
    • 21h às 22h30: Cortejo Afro

17 a 19 de novembro:

  • Feira Artesanato da Bahia
  • Feira Gastronômica
  • Visita guiada nas Olarias – duas vezes ao dia
Imagem do WhatsApp de 2023-11-09 à(s) 12.59.36_861ee1c1
Imagem do WhatsApp de 2023-11-09 à(s) 12.59.37_2b9b59c0
Imagem do WhatsApp de 2023-11-09 à(s) 12.59.37_97170109
Imagem do WhatsApp de 2023-11-09 à(s) 12.59.38_74919d23
Imagem do WhatsApp de 2023-11-09 à(s) 12.59.38_a1236cd6


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia