“A ideia na verdade é levar mais segurança ao cidadão”, diz comandante da PM-BA sobre câmeras nos fardamentos

O Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Coutinho, tem acompanhado desde a última terça-feira (07) a implantação das câmeras de monitoramento nas fardas dos soldados, promovida pelo Governo do Estado, em Salvador.

A primeira fase reúne cerca de 448 equipamentos e a implementação da tecnologia começou na 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Pirajá, na 23ª CIPM de Tancredo Neves e 37ª CIPM no bairro da Liberdade. 

“Esse é o novo equipamento de proteção individual dos nossos agentes de segurança do estado e a polícia militar hoje será a instituição que levará às ruas o nosso efetivo protegendo cada vez o nosso cidadão. Câmera ao centro do corpo com uma angulação clara de filmagem completa e que pode ter duas opções. Ela vai estar diretamente ligada e também pode ter uma gravação que pode ser direcionada pelo policial militar. A ideia na verdade é levar mais segurança ao cidadão com transparência e sobretudo proteger o nosso policial militar com o laço probatório da sua atividade funcional.”, disse Coutinho. 

OBJETIVO DA TECNOLOGIA

As câmeras corporais registrarão a atuação das forças e são destinadas exclusivamente ao uso operacional por profissionais capacitados, sendo proibida sua utilização para captura de imagens e áudios que não estejam relacionados à segurança pública.

As diretrizes de uso dos equipamentos contemplam dois tipos de gravação de imagens: a Gravação de Rotina, que consiste em um registro audiovisual contínuo e ininterrupto; e a Gravação Destacada, que marca temporalmente o início e o término do registro.

A utilização das bodycams contribuirá para as investigações criminais, e as gravações capturadas também servirão como ferramentas para o treinamento de novos agentes e o aprimoramento contínuo dos profissionais de todas as forças de segurança.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia