Rosa Weber promete empenho do CNJ para esclarecer morte de Mãe Bernadete

Mãe Bernadete, foi assassinada dentro de casa, no Quilombo das Pitangas, em Simões Filho – Imagem: reprodução

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, assegurou nesta terça-feira (22) que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permanecerá cobrando as autoridades responsáveis pela explicação do assassinato da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, mais conhecida como Mãe Bernadete, que ocorreu na última quinta-feira (17).

“Eu não esquecerei. E o Conselho Nacional de Justiça vai continuar se empenhando e questionando no sentido do esclarecimento deste bárbaro assassinato”, declarou Weber, na sessão plenária do conselho.

Durante seu discurso, a ministra relembrou o encontro que teve com Mãe Bernadete em julho deste ano, quando visitou o Quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas. Weber afirmou que, após a reunião, conversou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a respeito de sua “enorme preocupação” com as condições precárias enfrentadas pelo Quilombo Quingoma e demais comunidades quilombolas.

“Tivemos conhecimento de todas as dificuldades que essas comunidades enfrentam. No mesmo dia, em contato com o governador da Bahia, externei a ele minha enorme preocupação com o que vira; com a pobreza e com as dificuldades enfrentadas [por quilombolas]”,concluiu a ministra.

O assassinato de Mãe Bernadete foi condenado por diversos setores da sociedade, incluindo o STF, o CNJ, a Presidência da República e o governo da Bahia. O crime também foi denunciado por diversas organizações de direitos humanos, que pedem uma investigação rápida e eficiente das autoridades.

Até o momento, ninguém foi preso pelo assassinato de Mãe Bernadete. A Polícia Civil da Bahia está investigando o caso, mas não divulgou maiores detalhes sobre as investigações.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia