Integrantes do CNMP avaliam pedir investigação contra Janot

Foto : José Cruz/Agência Brasil

 

Integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) estudam solicitar uma investigação contra o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, após ele ter relatado, em entrevistas, um plano para matar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. A informação é da Folha.

A iniciativa é discutida ainda de maneira reservada por um grupo de conselheiros do órgão. A ideia é pedir que o tema seja abordado no âmbito de uma reclamação disciplinar, perante a Corregedoria do CNMP.

Segundo um dos conselheiros ouvido pela Folha, mesmo que planejar um ilícito sem concretizá-lo não configure crime, o caso de Janot pode ter implicações disciplinares e civis, já que ele chefiava a Procuradoria-Geral da República (PGR) à época.

Outro ponto que pode ser investigado é trecho do livro que aponta uma possível prevaricação de Janot, de acordo com avaliação de criminalistas. Janot teria se omitido sobre supostas solicitações ilegais recebidas por ele enquanto estava à frente do cargo.

Em livro que será lançado pelo ex-procurador, além do plano para matar o ministro, ele revela que o então vice-presidente Michel Temer (MDB) e o então senador Aécio Neves (PSDB-MG) pediram sua ajuda em ações sob sua responsabilidade.

Segundo Janot, Temer o procurou em 2015 para pedir o arquivamento da primeira investigação aberta contra o correligionário e então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ), hoje preso no Rio.

Já sobre Aécio, o ex-procurador-geral disse que, em 2017, o tucano lhe ofereceu cargos na tentativa de evitar a abertura de investigações sobre suas relações com a empreiteira Odebrecht. Janot diz que Aécio pensava em se candidatar à Presidência da República em 2018 e lhe ofereceu o Ministério da Justiça e a vaga de vice da chapa.

Em caso de condenação em um eventual processo no CNMP, a consequência seria a cassação da aposentadoria do ex-procurador.

Na última sexta-feira (27), o subprocurador-geral da República Moacir Guimarães Morais Filho pediu ao Conselho uma apuração sobre a conduta de Janot. O CNMP não informou se o processo teve algum andamento.

 

*Metro1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia