1º Salão Náutico Salvador com Grand Pavois movimenta R$70 milhões e atrai mais de 5 mil visitantes

Foto: Lucas Moura/Secom

Encerrado neste domingo (19) na Bahia Marina, o 1º Salão Náutico Salvador com Grand Pavois registrou movimentação de R$70 milhões em seis dias, marcando a comercialização de produtos das principais marcas do setor no Brasil, incluindo estaleiros de Salvador, França, Canadá, Japão e Estados Unidos.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Salvador em parceria com o Grand Pavois, renomado salão internacional de barcos realizado há mais de meio século na cidade francesa de La Rochelle.

O evento contou com a presença de mais de 5.300 visitantes, sendo 20% deles provenientes de outros estados e países, atraídos pela oportunidade de encontrar em um único local os principais produtos náuticos e serviços relacionados ao mar. Além disso, o salão gerou 571 empregos diretos, desde a montagem da estrutura até a prestação de serviços nos estandes das 85 marcas apresentadas.

Eliana Dumet, coordenadora do salão pela Casa Civil da Prefeitura, destaca que a chancela da marca Grand Pavois foi crucial para o sucesso do evento, abrindo perspectivas sólidas de expansão nos próximos anos.

A organização envolveu esforços das secretarias municipais de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Manutenção (Seman), Ordem Pública (Semop) e Comunicação (Secom), além da Limpurb, Transalvador e Guarda Municipal.

O auditório foi palco de palestras que atraíram um público especializado, discutindo temas como indicadores náuticos, economia compartilhada de produtos do setor, legislação, gestão de marinas, arqueologia subaquática, conexões náuticas e turismo sustentável.

Personalidades ligadas ao mar, como o navegador Aleixo Belov e o velejador Lars Grael, trouxeram suas experiências, destacando também a presença de 49 jovens da rede pública, de 10 a 14 anos, participantes do projeto Salvador Social Clube, uma parceria da prefeitura com o Yatch Clube da Bahia para aprendizagem de esportes náuticos, especialmente vela.

O evento, aberto pelo prefeito Bruno Reis na última terça-feira (14), contou ainda com a presença de autoridades e personalidades do mundo náutico, como o reitor da UFBA, Paulo Miguez, o reitor do Senai Cimatec, Leone Andrade, o diretor de comunicação do Grand Pavois, Pierrick Garenne, a secretária da Semdec, Mila Paes, o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, o superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, e o presidente da Associação Brasileira de Construtores de Barcos (Acobar), Eduardo Colunna, entre outros.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia