Atividades físicas que ajudam nos resultados da modelagem corporal

Imagem: divulgação

Praticar exercícios físicos com frequência é sinônimo de saúde. Essa rotina evita o sedentarismo, ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiorrespiratório, impede a obstrução das veias e promove o bem-estar. Além disso, é um ótimo caminho para perder peso e definir o corpo quando combinada com uma dieta equilibrada.

Afinal, se a cinta modeladora já ajuda a deixar o corpo definido, a pessoa também pode investir na prática de algumas atividades físicas que colaboram para tonificar o corpo e queimar o excesso de calorias. Inclusive, alguns exercícios podem ser feitos em casa, então não há desculpas! Confira as principais recomendações abaixo.

Corrida

Uma recomendação clássica e valiosa até hoje é a corrida, uma prática muito eficiente para quem quer perder gordura abdominal de forma significativa. Separar meia hora do dia para correr pode ser o suficiente para perder até 350 calorias! Porém, é importante não sair correndo de forma desenfreada. A intensidade deve ser moderada e de acordo com os seus limites. O recomendado é variar a corrida com intervalos para caminhadas a fim de recuperar o fôlego.

Pular corda

Outro exercício que ajuda bastante na queima de calorias é pular corda, algo que pode ser feito na academia ou mesmo em casa. Essa prática feita com boa intensidade ajuda a perder cerca de 350 calorias em uma sessão de 30 minutos de execução. Além da perda de peso, é uma atividade que aprimora a resistência cardiovascular e melhora o fôlego.

Natação

Já a natação é um ótimo exercício tanto para queimar as calorias quanto tonificar vários grupos musculares do corpo. Além de refrescar, ela se destaca por ser uma atividade de baixo impacto, diminuindo o risco de lesões. O nado crawl, por meia hora, pode queimar até 250 calorias, enquanto o estilo borboleta elimina até 400 calorias. Assim, nada melhor do que combinar os diferentes tipos de nado para aproveitar ao máximo os benefícios da atividade física.

Prancha isométrica

Os resultados da modelagem corporal também são potencializados ao realizar exercícios voltados para a postura. Um ótimo exemplo desse grupo é a temida — mas benéfica — prancha isométrica. Para fazê-la, deve-se ficar na posição de prancha, apoiando o corpo nos cotovelos e nos dedos do pé.

Manter o corpo alinhado do calcanhar até a ponta da cabeça é fundamental para que a execução do exercício seja bem feita. Procure manter-se nessa posição por pelo menos 30 segundos, aumentando a duração gradualmente e repetindo a série por três vezes

Crucifixo inverso

Outro exercício bom para a postura e que pode ser feito em casa ou na academia é o crucifixo inverso. Nele, o praticante deve segurar um haltere em cada mão, afastar os pés na largura do quadril e dobrar o quadril até que o tronco fique paralelo ao chão.

Inicialmente, os halteres são segurados com os braços na direção do chão. Depois, com os cotovelos levemente dobrados, a pessoa deve abrir os braços ao mesmo tempo, formando um “T” entre braços e costas e retornando à posição inicial. Três séries de 8 a 15 repetições são recomendadas.

Flexão

Um bom exercício para tonificar os músculos dos braços é a flexão. Ele também trabalha o tríceps, deltoides e o peitoral. A pessoa deve se deitar no chão de barriga para baixo e afastar os braços na largura dos ombros. Depois, empurrar o corpo para cima, até chegar na posição de prancha, descendo até que se forme um ângulo de 90º com o cotovelo. Para os iniciantes, recomenda-se apoiar os joelhos no chão para fazê-la, o que diminui o peso sobre o peitoral e os braços. Tente fazer três séries de 10 repetições cada, até ganhar mais força para avançar.

Agachamento

Por fim, há o agachamento. Muitos pensam que ele serve apenas para modelar os membros inferiores, mas essa é uma opção ótima para o ganho de massa muscular, que trabalha diversos grupos ao mesmo tempo, incluindo os das costas, pernas e abdominais.

Ele é feito afastando os pés até deixá-los na largura dos ombros. Com a coluna reta e o abdômen contraído, a pessoa se agacha, flexionando os joelhos a 90º e empurrando o bumbum para trás. É possível tanto exercitar-se com três séries com 8 a 15 repetições quanto mantendo-se na posição agachada entre 10 a 30 segundos, também repetindo três vezes.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia