Esporte Clube Bahia lança campanha contra “cultura do estupro”

Foto: Shutterstock

O Esporte Clube Bahia lançou, nesta sexta-feira (22), uma campanha contundente contra a cultura do estupro no futebol. Através de um vídeo publicado nas redes sociais, o clube baiano convida o mundo do esporte a ingressar nesse debate crucial.

A peça publicitária é impactante e retrata uma mulher deitada em uma banheira, acordando desorientada e sem saber onde está. À medida que o narrador reproduz falas machistas e misóginas, um homem vai enchendo a banheira até afogá-la.

“Se você pensa e tem atitudes machistas, você alimenta uma cultura: a cultura do estupro”, afirma uma voz feminina no vídeo, que se encerra com a frase “a culpa é sua, o corpo não”.

A iniciativa do Bahia se soma a outras ações de clubes brasileiros que reconhecem a importância de combater a violência contra a mulher no esporte. A campanha do Tricolor baiano ganha ainda mais relevância em um contexto recente marcado por casos envolvendo jogadores condenados por crimes sexuais.

Na quinta-feira (21), o ex-jogador Robinho foi preso em Santos (SP) pela Polícia Federal após condenação a 9 anos de prisão por estupro pela Justiça da Itália. Já Daniel Alves, ex-jogador do Bahia, cumpre pena de 4 anos e 6 meses por agressão sexual na Espanha.

A campanha do Bahia contra a cultura do estupro é um convite à reflexão e à mudança de comportamento dentro e fora do futebol. É um chamado à responsabilidade individual e coletiva para construir um ambiente mais seguro e igualitário para todos.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia