Vídeo book, áudio descrição e mais; projeto promove acessibilidade cultural para surdos e cegos em Santo Antônio de Jesus

Foto: reprodução

Uma iniciativa inovadora está prestes a ser lançada em Santo Antônio de Jesus, visando promover a acessibilidade cultural para pessoas surdas e cegas.

O projeto intitulado “Vozes de mulheres em seus rabiscos e memórias: Vídeo book de poemas da escritora santo-antoniense Naiara Peixoto da Silva” está em fase final de produção e tem previsão de estar disponível para o público ainda no primeiro semestre de 2024.

Idealizado pela professora e poetisa Naiara Peixoto, o projeto foi contemplado no edital 08/2023 Paulo Gustavo Audiovisual, organizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude.

Essa iniciativa, em conformidade com a Lei Complementar 195/2022, tem como objetivo revitalizar o setor cultural, tão impactado pela pandemia de covid-19, destinando recursos para artistas e produtores culturais.

O vídeo book contará com 12 poemas recitados por mulheres diversas, convidadas pela escritora para dar voz ao projeto.

Além do protagonismo feminino, a característica principal será a inclusão, com uma intérprete de Libras traduzindo os poemas recitados para que pessoas surdas tenham acesso às obras.

Cenas alusivas às temáticas dos poemas também serão exibidas durante a narração e tradução.

Segundo Naiara Peixoto, a ideia surgiu devido à sua experiência docente no contato com estudantes surdos e cegos, percebendo a dificuldade de acesso a manifestações artísticas literárias. Assim, o projeto busca oferecer, prioritariamente, ao público surdo e cego o contato com a poesia, promovendo inclusão e diálogo de saberes.

“Nossa ideia é promover um reencontro, um diálogo de saberes e aprendizados por meio da inclusão de um público que é excluído, muitas vezes, do contato com as artes literárias”, ressaltou.

O projeto é financiado com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e organizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude.

A finalização está prevista para o mês de maio, após a fase de edição de som e imagem.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia