Concurso Nacional Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Foto: Helena Dornelas

No dia 5 de maio, medidas rigorosas visam garantir a segurança e a lisura do Concurso Nacional Unificado (Enem dos Concursos). Candidatos serão impedidos de sair do local de prova com o caderno de questões ou anotações do gabarito, além de terem suas digitais e caligrafia coletadas antes do exame.

O cartão de respostas terá a identificação do candidato, as respostas marcadas e uma frase escrita à mão. Detectores de metal e de equipamentos eletrônicos serão instalados nas entradas, e os celulares deverão ser desligados e lacrados durante a prova.

Uma força-tarefa composta por diversas autoridades, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícias Federal e Rodoviária, Agência Brasileira de Inteligência, Força Nacional e Secretarias de Segurança Pública Estaduais, estará presente para garantir a segurança do processo.

“Todas as etapas do processo seletivo, desde a produção e entrega das provas até a checagem da identidade do candidato, contam com um forte esquema de segurança”, afirma Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do processo seletivo.

O objetivo das medidas é evitar fraudes, principalmente o uso de pontos eletrônicos, principal método de organizações criminosas em concursos públicos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia