Carreata marca Dia Mundial da Conscientização do Autismo em Feira de Santana

98026-3
98027-3
98029-3
98031-3
98032-3
98033-3
98035-3
98036-3
98025-3
98028-3

A 2ª carreata pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi realizada na manhã deste sábado (2), saindo do shopping Millenium na Avenida Fraga Maia, em Feira de Santana. A carreata contou com participações de pais, crianças e com cerca de 40 veículos. Mariana Mattos, que é organizadora do evento e mãe de autista, afirmou que o objetivo foi alcançado. Ela destacou que todas as pessoas têm suas diferenças e que os autistas têm suas questões típicas, mas são pessoas normais, com capacidade de se desenvolver.

“Com apoio da família, entendimento da sociedade e o acompanhamento especializado, eles vão longe. É crescente a assistência aos autistas em Feira, mas ainda é muito pouco. Temos clínicas especializadas, temos grupos de discussões e temos também as redes sociais, onde debatemos o assunto. O dia a dia do autista é repleto de atividades a fim de estimula-los, como a escola regular, fisioterapia, terapia, atividade física, entre outras coisas”, afirmou.

Ângela Carneiro, que é mãe de um autista com 18 anos, conta com o filho apresentou os traços do autismo muito cedo, com apenas 20 dias de vida. A partir de então, conforme relata, foram desenvolvidas terapias com ele, que vem dando resultado. Ela destaca que a rotina do filho é semelhante a de outras pessoas. “Ele frequenta escola, onde tem necessidade de um mediador, faz pilates, terapia ocupacional, é uma rotina bem trabalhada”.

Ângela afirma que os pais de crianças autistas encontram muitas dificuldades, mas também encontram pessoas muito maravilhosas. Ela faz o relato de um momento em que encontrou uma dessas pessoas.

“Meu filho estava em um aniversário de um colega na escola, demorou de cantar os parabéns e ele derrubou o bolo. A escola me ligou relatando. Eu pedi para falar com mãe da criança para tentar acalmar a situação. Quando a mãe me ligou de volta, eu pedi desculpa, ela me ouviu calmamente e depois me disse que estava me ligando para pedir desculpa e disse que a culpa foi dela, pois demorou demais para cantar os parabéns. Ela disse que o filho estava muito feliz, que eles tinham colocado uma vela no bolo e cantado os parabéns. E ainda me convidou para a festa de aniversário que seria realizada no outro dia. Encontrar com pessoas dessa grandeza só é possível quando se tem crianças especiais”, afirmou.

Edelvito Souza também tem um filho autista. Ele é pai do Vitor Cauã e comenta o fato de a maioria dos casos de crianças autistas ser registrado em pessoas do sexo masculino.

“Foi constado que de 100% das pessoas autistas, 75% são homens. Isso é uma coisa que sempre tive a curiosidade de saber, mas os médicos e a ciência ainda não tem a resposta, embora muitos estudos sejam realizados para tentar encontrar. Meu filho tem nove anos e descobrimos que ele tinha autismo com 2 anos e meio. Ele tem o autismo grau três, que é o severo. Ele não fala, mas com o acompanhamento já se desenvolveu bastante”, relatou.

Cinema especial 

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, na próxima quarta-feira (6) às 16h20, será exibido o filme Zootopia no Orient Cinema do Shopping Boulevard. De acordo com Mariana Mattos, essa é a primeira sessão de cinema para o público autista com adequações na sala para melhor acolhê-los. O som será mais baixo e terá iluminação necessária para garantir a segurança. Eles poderão andar, correr, girar.

Ainda segundo Mariana, a bilheteria para essa sessão já será aberta na segunda-feira a tarde, evitando desconfortos no dia. Autistas e seus responsáveis terão desconto ofertado pelo Orient Cinema. Crianças de até 2 anos e 11 meses que sentam no colo dos responsáveis, não pagam. (Acorda Cidade)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia