Prefeitura de Amargosa alerta para os perigos da Dengue, da Zika e da Chikungunya nesse verão

dengue

A secretaria municipal da Saúde de Amargosa (SESAU) alerta para os perigos da dengue, zika e Chikungunya.

A combinação de calor e chuva promove o ambiente ideal para a proliferação dos mosquitos.

A SESAU informou que atua com uma equipe formada por 27 agentes de combate às endemias, realizando visitas domiciliares para identificar possíveis criadouros e fazer tratamento de reservatórios, além de orientar a comunidade sobre as formas de prevenção e combate a estas doenças.

Como a fiscalização é a principal ação do trabalho de combate à Dengue, Zika e Chikungunya, as residências são visitadas a cada 40 dias, para a fiscalização de pneus, vaso de planta, caixa d’água, bandeja da geladeira, calhas, galões, baldes, garrafas e entulho.

Além disso, os agentes também deixam as seguintes orientações:

  • Deixar bem tampados e lavar com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros;
  • Retirar a água acumulada na bandeja externa da geladeira e lavar com água e sabão;
  • Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lavar bem o suporte onde a água fica acumulada;
  • Manter limpos: lagos, cascatas e espelhos d’água decorativos;
  • Lavar e trocar a água dos bebedouros de aves e animais, no mínimo, uma vez por semana;
  • Manter a água da piscina sempre tratada com cloro e limpar uma vez por semana. Se não for usá-la, evitar cobrir com lonas ou plásticos.

Enquanto a Dengue se caracteriza pelas dores no corpo, a Chikungunya provoca dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

O hemograma ajuda muito na diferenciação dos quadros, uma vez que a queda nas plaquetas e a leucopemia são mais significativas na Dengue e quase inexistente na Zika.

“Em 2022, não registramos nenhum caso de Dengue, Zika ou Chikungunya em Amargosa e esta situação precisa continuar assim. A Dengue, se for hemorrágica, pode levar a morte e a Zika e a Chikungunya deixam seqüelas sérias. O combate ao mosquito precisa ser feito de forma conjunta, a secretaria fiscalizando e informando e a população atenta a existência de possíveis criadouros”, alertou Rosângela Almeida, secretária municipal da Saúde.

DICOM/ Amargosa

 

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia