Bahia aumenta 64% da produção de guaraná do País

Foto: Divulgação – Embrapa

 

Segundo com os dados da Companhia de Abastecimento (Conab), o estado da Bahia foi responsável por 64% de toda a safra de guaraná colhida no país e 2022, totalizando 1.555 toneladas, continuando assim, o maior o produtor de guaraná do Brasil.

Os municípios Taperoá e Ituberá, no baixo sul do estado, destacam-se como os maiores produtores de guaraná no estado. “Cerca de 60% do guaraná produzido nessas cidades é vendido para as indústrias de refrigerante do Brasil, o restante é exportado para os Estados Unidos e Europa através do guaraná em pó ou em bastão”, confirma o engenheiro-agrônomo e diretor de Desenvolvimento da Agricultura (Seagri), Assis Pinheiro Filho.

Ele explica que os produtores de guaraná dessa região cultivam este produto associado a outras culturas como pimenta, cravo e cacau. “São mais de 5 mil agricultores familiares que produzem só no município de Taperoá, sem contar as cidades do entorno, e é o guaraná que move a economia da região. Lá tem as indústrias que fazem o processamento desse fruto e são as cooperativas e sindicatos que fazem a comercialização para essas grandes empresas”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia