Em ações policiais Bahia supera 70 mortes

Foto: Ascom/PMBA/CPRL

 

Em Santo Amaro da Purificação, a 94 quilômetros de Salvador, quatro homens morreram em operação policial, na noite de sexta-feira, 29. Segundo a Polícia Militar da Bahia, eles foram baleados depois que trocarem tiros com policiais, que revidaram. O Estado tem visto uma escalação de confrontos com facções criminosas e óbitos em ações das forças de segurança – a PM baiana mata mais do que a polícia do Rio de Janeiro, conhecida por sua alta letalidade.

Segundo balanço do Instituto Fogo Cruzado, até quinta-feira, 28, haviam sido 68 mortos em operações policiais em Salvador e na região metropolitana neste mês. Em agosto, haviam sido 61. Nesta semana, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o Estado tem sido firme na tentativa de “barrar o processo” de violência e disse que não comandou, em nenhum momento, que os PMs “trouxessem corpos”.

A crise de violência também impulsionou o lançamento, pelo governo Lula (PT), de um plano de combate ao crime organizado, que prevê aplicar R$ 900 milhões para desenvolver o combate às facções, como o Estadão revelou. O Ministério da Justiça e Segurança, de Flávio Dino (PSB), tem sido cobrado por ações efetivas no setor.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia