Governo lança edital novos cursos privados de medicina; 900 vagas são para a Bahia

Imagem: reprodução

O governo federal lançou edital de autorização de funcionamento de cursos privados de medicina com previsão de abertura de até 5.700 vagas. O chamamento público permite que mantenedoras de instituições educacionais privadas apresentem projetos de instalação de novos cursos em regiões pré-selecionadas de 23 estados. Para a Bahia serão destinadas 900 vagas.

O texto se baseia em diretrizes da lei do programa Mais Médicos. A ideia é aumentar a formação de profissionais de saúde em regiões desassistidas. Os municípios selecionados para possível abertura de vagas têm média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes. Devem ainda abrigar um hospital com ao menos 80 leitos e demonstrar capacidade para abrigar cursos de medicina com ao menos 60 vagas. Cada mantenedora poderá apresentar no máximo duas propostas.

O plano do governo é abrir, nos próximos anos, até 10 mil novas vagas. Esse número inclui a previsão de expansão de cursos já existentes em universidades privadas e públicas. O edital prevê a apresentação de propostas para instalação de cursos em 116 regiões de saúde, que abrigam mais de 1.700 municípios.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia