Com seis meses de atraso, Rio inaugura hoje o maior túnel subterrâneo do país

Com seis meses de atraso, o Túnel da Via Expressa foi inaugurado neste domingo (19) no Rio de Janeiro.

túnel

A nova via, apontada como o maior túnel subterrâneo do país, com 3.382 metros de extensão, conecta diversos pontos da capita e promete melhorar o deslocamento para municípios vizinhos. Durante a inauguração da obra, o prefeito Eduardo Paes fez uma “brincadeira” durante o seu discurso.

“A população de Maricá vai chegar mais rápido ao Aterro do Flamengo”, disse o gestor, em alusão ao áudio vazado em março, de uma conversa entre ele e Lula, na qual Paes diz que o ex-presidente não deixou de ter “alma de pobre” e faz comparações entre Atibaia (SP), onde fica um sítio frequentado por Lula, e municípios do Rio, como Maricá.

De acordo com o jornal Extra, o túnel terá três faixas de rolamento em cada um dos sentidos e foi construído para substituir o antigo Elevado da Perimetral, derrubado em 2014, sob a alegação de que havia ultrapassado sua capacidade de tráfego, além de interferir no plano de revitalização da região portuária.

“Era um sonho de vários gestores, de vários prefeitos. A população do Rio durante esses anos todos xingou minha progenitora pelos engarrafamentos”, disse Paes.

As galerias prometem reduzir o tráfego nos túneis Santa Bárbara e Rebouças em 30% e 20%, respectivamente, no horário de pico da manhã. Cada galeria tem capacidade para receber 55 mil veículos por dia. As obras começaram em 2012.

 

Fonte: NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia