“Acabou matéria do JN”, diz Bolsonaro sobre atraso de dados

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, em tom irônico, que o Jornal Nacional, da TV Globo, não poderá mais divulgar o número oficial de vítimas da covid-19 no Brasil depois que o Ministério da Saúde passou a divulgar os dados da epidemia às 22h, atrasando uma publicação que anteriormente ocorria às 19h.

“Acabou matéria no Jornal Nacional”, disse Bolsonaro em entrevista a jornalistas quando perguntado sobre o atraso na divulgação dos dados. “O Jornal Nacional gosta de dizer que o Brasil é recordista em mortes”, acrescentou.

Perguntado se a decisão sobre o novo horário teria partido do Palácio do Planalto, Bolsonaro não respondeu diretamente, mas defendeu o novo horário como mais adequado.  “Não interessa de quem partiu, é justo sair 10 da noite para sair o dado completamente consolidado”, afirmou.

O Ministério da Saúde adiou para as 22h a divulgação dos dados relativos à epidemia de coronavírus pelo terceiro dia consecutivo nesta sexta, após dois recordes diários seguidos no registro de mortes provocadas pela doença, que levaram o Brasil a se tornar o terceiro do mundo em número de óbitos, com mais de 34 mil vítimas fatais da Covid-19.

No início da epidemia, o Ministério da Saúde divulgava os dados diários da Covid-19 por volta das 17h e concedia entrevista coletiva diariamente com o então ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta, e os principais secretários responsáveis pelo enfrentamento à doença.

Na quarta-feira o ministério alegou problemas técnicos para adiar a divulgação dos dados de 19h para 22h, mas na quinta não houve qualquer explicação para o fato de os números também só terem saído tarde da noite –portanto depois do horário dos principais telejornais.

O ministério informou nesta sexta-feira, em nota, que os dados serão novamente informados às 22h, alegando que a pasta precisa, em alguns casos, fazer checagens junto aos gestores estaduais que alimentam a plataforma da pasta.

Fonte: Terra



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia