UNIFACEMP informa que as inscrições para o ProUni começam segunda-feira(1)

Programa oferece bolsas de estudos parciais e integrais para cursos superiores.

Foto: reprodução

A UNIFACEMP informa que na próxima  segunda-feira (1°) começam as inscrições para a edição do segundo semestre de 2022, do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos têm até quinta-feira (4) para se cadastrarem na página oficial do Programa, no portal Acesso Único.

A classificação dos alunos vai considerar às duas últimas provas do Exame nacional do ensino Médio (Enem), para os ingressos em cursos de Graduação ou sequencial de formação específica. É preciso ter atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada disciplina da avaliação, não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

São concedidas bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas. Segundo o edital, a lista dos pré-selecionados na 1.ª chamada será divulgada em 8 agosto e a da 2.ª chamada no dia 22 de agosto.

Quem pode participar do Prouni

A UNIFACEMP listou os pré-requisitos necessários para que os candidatos saibam se podem concorrer ou não para ganhar as bolsas de estudos  concedidas pelo  ProUni.

Pode concorrer ao benefício integral quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo e, às bolsas parciais, com renda familiar de até três salários mínimos, entre outros critérios legais. O ProUni é disponibilizado apenas para alunos brasileiros que ainda não têm diploma de nível superior e atendam a pelo menos um dos seguintes itens:

  • ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  •  pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação e professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1.º e 2.º do art. 1.º da Lei n.º 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

Novidade em 2022/2

A UNIFACEMP ainda informou  que para a segunda metade do ano uma das novidades é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de disputa, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Haverá uma ordem de prioridade para a classificação conforme cada modalidade escolhida.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia