INSS: mais de 1 milhão de brasileiros aguardam por perícias médicas

A fila de espera por exames médicos no INSS já ultrapassa a marca de 1 milhão de brasileiros, conforme informação pelo órgão. Esse número representa um aumento de 14% em relação a dezembro de 2022. Cerca de 8 em cada 10 pessoas aguardam há mais de 45 dias, sendo que mais da metade delas ainda não passou pela perícia inicial e, consequentemente, não recebeu nenhum benefício.

A Associação Nacional dos Médicos Peritos destaca que aproximadamente 30% dos pedidos poderiam ser descartados, pois estão vinculados a CPFs de pessoas que não estão trabalhando, como crianças ou aposentados. Para combater essa situação, eles defendem a adoção urgente do atestado médico , um sistema que já foi usado anteriormente para reduzir a fila.

Segundo Francisco Cardoso, vice-presidente da Associação Nacional de Peritos Médicos Federais, o atest med permitia que o cidadão enviasse à distância um atestado médico, o qual era verificado quanto à sua confiança, sem entrar no mérito da incapacidade, e o benefício era concedido pelo INSS . Essa medida foi eficaz para evitar a formação da fila durante uma pandemia.

O secretário de Regime Geral da Previdência Social anunciou que o governo federal planeja abrir um concurso para contratação de 1,7 mil peritos e que, a curto prazo, uma medida provisória será adotada para aumentar o número de perícias realizadas diariamente.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia