Alunos de instituições de ensino públicas e privadas competem por vagas nas etapas nacionais dos Jogos Escolares

A seletiva estadual das modalidades de judô, wrestling, ciclismo e ginástica rítmica nos Jogos Escolares reúne cerca de 500 atletas, estudantes de escolas públicas e privadas de 16 cidades da Bahia. Essa competição, que começou na quinta-feira (3) e vai até sábado (5), é organizada pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a Sudesb e a Federação Baiana de Esporte Escolar.

O objetivo desses Jogos Escolares é promover a prática esportiva integrada à educação, estimulando o intercâmbio entre os estudantes e desenvolvendo valores como disciplina, respeito e cooperação. Os participantes competem por vagas nas etapas nacionais nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, que acontecem em São Paulo e Brasília.

As competições ocorrem em diferentes equipamentos esportivos em Salvador e Lauro de Freitas, com destaque para as lutas de judô na Arena de Esportes da Bahia, a ginástica rítmica no Colégio São José e o wrestling no Complexo Esportivo Armindo Biriba. No sábado, a competição de ciclismo acontece nas ruas do Centro Administrativo da Bahia.

O Governo do Estado apoia os atletas participantes, proporcionando transporte e hospedagem, o que aumenta a visibilidade dos jovens e adolescentes que disputam os Jogos Escolares. Os campeões da seletiva estadual na categoria de 15 a 17 anos garantem vaga nos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Já os vencedores na categoria de 12 a 14 anos se classificam para os Jogos Escolares Brasileiros, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia