Barranco cai e “engole” vila no Amazonas

Imagem: Brasil Perfil

Um barranco caiu e “engoliu” uma vila na cidade de  Beruri, no Amazonas. O deslizamento de terra arrastou aproximadamente 40 casas para dentro de um rio, afetando cerca de 200 pessoas. O deslizamento aconteceu no último sábado (30). Duas pessoas morreram e outras três estão desaparecidas.

A área da comunidade ficou totalmente destruída após o desabamento do barranco. A primeira morte confirmada foi a de um menino de sete anos de idade e da irmã dele, uma adolescente de 16 anos. Segundo informações do G1, o corpo da jovem foi achado durante as buscas no rio.

O fenômeno que provocou o desastre é conhecido como “terras caídas”, e ocorre quando a água atua sobre as margens dos rios, causando erosão e abrindo extensas “cavernas subterrâneas” – até que uma ruptura provoca a queda do terreno, que é engolido pelas águas. O fenômeno costuma acontecer no período de seca dos rios no estado.

Antes da tragédia, a vila tinha um pequeno porto e uma orla cercada com construções coloridas, assim como muitas cidades e comunidades ribeirinhas do interior do estado. Agora, o local assumiu a aparência de um grande buraco com lama.

Moradores relataram que, quando o deslizamento de terra iniciou, muitos sentiram um forte tremor. Quem conseguiu, correu em direção à floresta para se proteger.

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia