Lula defende investimento público para solucionar problemas históricos

Foto: reprodução

 

Nesta terça-feira (12), 0 presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da segunda reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão. Durante a reunião, diversos grupos de trabalho divulgaram os principais resultados e recomendações debatidas ao longo do ano, que abrangem uma variedade de ações que demandam de recursos públicos, em áreas como agricultura, infância, meio ambiente e energia renovável.

Ao citar as propostas apresentadas, Lula solicitou uma análise de viabilidade econômica e defendeu que o país não deixe de resolver seus problemas históricos por falta de investimento público.

“Nós precisamos fazer um estudo de viabilidade econômica de quanto será o investimento para a gente colocar essas coisas maravilhosas que vocês detectaram que é preciso fazer para o Brasil dar certo. Quanto vai custar a gente fazer esse investimento?”, disse o presidente Lula. “Não é decisão de mercado, não é apenas questão fiscal. É a gente discutir, nesse conselho, qual é o país que a gente quer para a próxima década. Porque se for necessário esse país fazer um endividamento para crescer, qual é o problema? Qual o problema de fazer uma dívida para produzir um ativo produtivo para esse país?”, acrescentou.

“Porque aí é que entra a decisão política. Se a gente vai dizer, como historicamente se disse, ‘é muito caro’. E a gente não pergunta quanto custa não fazer as coisas na época certa. A gente poderia ter resolvido muitos problemas, mas tudo é muito gasto e não pode fazer. Quanto custou a esse país não tomar as decisões na época certa? Quanto custou para esse país não fazer as coisas corretamente quando a economia crescia 14% ao ano na década de 1970”, insistiu o presidente.

 

 

Com informações do site Correios



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia