Prova de vida do INSS continua e finaliza prazo para dois grupos neste sábado (31)

Prova de vida do INSS continua e finaliza prazo para dois grupos
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A Prova de vida do INSS voltou a ser exigida no mês passado, após estar suspensa desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19. Com mais de um ano sem realizar a comprovação, o Instituto Nacional do Seguro Social criou um calendário para evitar aglomerações nas agências bancárias.

Com a chegada do fim de julho, dois grupos têm até sábado (31) para fazer a Prova de vida do INSS. Os beneficiários com o vencimento em maio e junho de 2020 que não realizarem a comprovação até amanhã terão o benefício bloqueado.

A Prova de vida do INSS é exigida dos aposentados e pensionistas da Previdência Social. Essa comprovação é realizada anualmente e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Porém, em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a prova de vida foi suspensa em março. Após um ano e três meses, a comprovação voltou a ser exigida pelo INSS. Os aposentados e pensionistas devem realizar a Prova de vida do INSS ao longo do ano, conforme o calendário divulgado pelo Instituto.

Além dos grupos que estão no calendário, o INSS alerta que os segurados que deveriam ter feito a prova antes de março de 2020 ou que foram convocados a realizar a Prova de Vida Digital e não fizeram devem fazer a comprovação o mais rápido possível.

Segundo o INSS 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a Prova de vida do INSS antes de março não fizeram. Esses já tiveram ou terão o benefício suspenso até que compareçam as agências bancárias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia