Maioria dos brasileiros que recebem salário mínimo são negros, diz pesquisa do IDados

                                                      Foto: Pixapay

 

Entre os cerca de 30 milhões de brasileiros que recebem apenas um salário mínimo, quase 20 milhões são negros. É o que aponta um estudo da consultoria IDados, publicado nesta segunda-feira 20, com base em informações do IBGE.

Trata-se de um recorde em comparação com os trimestres anteriores. Hoje, 43,1% dos negros ocupados recebem até 1.100 reais. No quarto trimestre de 2015, no melhor momento da série histórica, eram 34,4%.

Segundo dados do IBGE, a população negra representa mais de 54% dos dos brasileiros. O estudo divulgado pela IDados destaca que dessa parcela, são mais de 46 milhões de pessoas negras ocupadas no mercado de trabalho.

Do total de trabalhadores ocupados no Brasil, 34,4% recebem até um salário mínimo – o patamar também é o mais alto já apurado desde o início da série histórica, em 2012.

Quanto à escolaridade, 69,2% dos que recebem até um salário mínimo não tiveram acesso aos estudos.

Outro dado preocupante aponta que, entre indivíduos com ensino superior completo, 13,4% recebem um salário mínimo. Em 2012, esse percentual era de 8,9%. Isso significa que mesmo os que se graduaram continuam a receber salários baixíssimos.

A pesquisa também trouxe dados sobre os indicadores de pobreza. Atualmente, 18,67% dos brasileiros estão em situação de pobreza. Isso representa quase 40 milhões de pessoas.

Indivíduos em situação de indigência representam 4,94% dos brasileiros, mais de 10 milhões de pessoas.

O levantamento foi elaborado a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do segundo trimestre de 2021.

*Informações Carta Capital



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia