Estudante de Simões Filho representa o Brasil em evento na China

viagem-para-a-china-foto-emerson-santos-1
viagem-para-a-china-foto-emerson-santos-2
viagem-para-a-china-foto-emerson-santos-10

Para a estudante Rayssa Rodrigues, 12 anos, 7° ano, do Co­légio Es­ta­dual Pro­fessor Hermes Mi­randa do Val, lo­ca­li­zado em Si­mões Filho (Região Metropolitana de Salvador), sua vida não será mais a mesma, após ter embarcado em um avião, nesta quarta-feira (6), rumo à China, onde ficará até o dia 12 de dezembro. Ela representará o Brasil com o projeto “Grupo de Apoio e Conselhos” (GAC), no Be The Change Con­fe­rence, em Pe­quim, evento anual no qual trocará experiências com crianças e jovens de diversas partes do mundo que, assim como ela, pro­ta­go­nizam pro­jetos vol­tados para so­lu­ções cri­a­tivas em suas es­colas e co­mu­ni­dades. A viagem inclui apresentação do projeto e um passeio cultural pela China.

Palavras como zǎo shàng hǎo e xiè xiè, que significam bom dia e obrigado, respectivamente, já estão fazendo parte do vocabulário de Rayssa. “Estou muito feliz com esta grande oportunidade porque nunca imaginei que iria conhecer outro país com apenas 12 anos. Já estou treinando algumas palavras para tentar me comunicar com os estudantes chineses e discutir sobre o GAC, que é um projeto muito especial para a nossa escola”, destaca animada.

A mãe de Rayssa, Damiana Rodrigues não esconde o orgulho que sente pela filha. “Já estou com saudade, mas, sei que essa viagem vai ser uma experiência que ela vai guardar para a vida toda. Espero que mais jovens a tenham como exemplo porque esse projeto pode render muito mais do que a gente imagina”, afirma emocionada.

A professora e orientadora do projeto, Simone Bocaiuva, que viajou com a estudante diz que este projeto representa muito para a comunidade escolar. “O reconhecimento e valorização do GAC dentro e fora da nossa comunidade mostra o potencial dos nossos alunos. Este é um projeto que visa uma transformação positiva dos estudantes e da escola, pois permite que o ambiente escolar seja mais fortalecido por ações que provocam as mudanças que esperamos”, explica.

A educadora informa que após o retorno da viagem, serão realizados dois encontros para que as experiências vivenciadas por Rayssa sejam compartilhadas com os demais estudantes, com o objetivo de desenvolver ainda mais o projeto na unidade escolar.

O GAC – o projeto envolve estudantes de diferentes idades e que contribuem para mudar a realidade escolar, por meio do diálogo e do enfrentamento de questões como o bullying, o preconceito e a baixa autoestima. Em 2015, o GAC foi premiado no concurso “Desafios Criativos da Escola”, uma iniciativa do projeto “Criativos da Escola”, do Instituto Alana.

Assessoria de Comunicação – ASCOM


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia