Terremoto de magnitude 7,8 deixa ao menos 77 mortos e 588 feridos no Equador

Um terremoto de 7,8 graus na escala Richter, na tarde do último sábado (16), deixou ao menos 77 mortos e 558 feridos no Equador, de acordo com dados oficiais. Por conta da destruição, o país decretou estado de emergência em seis regiões administrativas e 14 mil agentes da Força Pública foram mobilizados. As áreas mais afetadas foram Pedernales e Portoviejo, em Manbí.

De acordo com o vice-presidente Jorge Glas, o estado de emergência permite a destinação de recursos financeiros, a mobilização de forças de segurança pública, além da centralização de informações sobre os danos provocados. Ainda segundo Glas, o terremoto do sábado (16) é considerado o maior desde 1979.

Foram deslocados 10 mil agentes das Forças Armadas e 300 bombeiros a Manabí, dos quais 200 exclusivamente a Pedernales, além de 3,5 mil membros da Polícia Nacional para Manabí, Esmeraldas, Guayas e Santa Elena. Sem alerta de tsunami, aos poucos as pessoas retornam para casa. O vice-presidente pediu ainda que a população tenha calma e busque informações em canais oficiais do governo.

*Metro 1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia