Cachorros conseguem identificar o cheiro do medo

Os cães possuem habilidades especiais capazes de desafiar as mentes mais inteligentes do planeta. Eles já descobriram que os cachorros podem identificar a presença de um câncer e até mesmo ajudar a resolver crimes. E a lista de superpoderes desses animais não para de crescer.

O medo tem cheiro

O estudo apontou que os cães utilizam cada uma das narinas de diferentes maneiras

© Foto: Shutterstock O estudo apontou que os cães utilizam cada uma das narinas de diferentes maneiras

Agora, um estudo realizado na Universidade de Bari Aldo Moro, na Itália, detectou que os cães utilizam cada uma das narinas para diferentes cheiros. E mais: os cientistas responsáveis descobriram que eles conseguem sentir o aroma do medo.

A descoberta foi possível graças à coleta de odores de humanos e cachorros. Elas foram captadas em dois momentos: algumas amostras durante situações que provocaram medo e outras produzidas em momentos de alegria e animação.

Quando expostos aos odores, os cães tiveram reações diferentes ao cheiras as amostras de humanos e de outros cachorros. Eles utilizaram a narina direita para sentir o cheiro das amostras correspondentes ao medo de outros cães. Já para o cheiro de medo humano, produzido durante situações de medo ou de estresse físico, os cachorros do estudo utilizaram a narina esquerda.

Para entendê-los melhor

Pode parecer que a escolha de uma narina em detrimento da outra tenha sido aleatória, mas a escolha faz revelações sobre a reação emocional de um cão diante de diferentes odores. Segundo os cientistas, o uso de um lado do corpo indica a presença de atividades de um lado específico do cérebro e os deixa mais próximos de entender as emoções caninas.

(MSN)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia