Altar do sepulcro de Jesus é exposto após quase meio milênio

altar-na-igreja-do-santo-sepulcroPela primeira vez desde o ano de 1555 o altar onde a maioria dos cristãos acredita que o corpo de Jesus foi colocado após a crucificação foi exposto ao público. O momento foi registrado enquanto prosseguem as obras de restauração na Basílica do Santo Sepulcro, na cidade antiga de Jerusalém. A National Geographic está filmando todo o processo para um especial de TV.

O local é considerado um dos mais sagrados do mundo pelos cristãos da tradição católica, ortodoxa e copta. Líderes dessas três ramificações do cristianismo estavam presentes quando a superfície original começou a ser analisada pelos cientistas responsáveis pelo projeto. Para o arqueólogo redrik Hiebert, membro da National Geographic Society, é possível constatar que houve uma enorme quantidade de restaurações anteriores no altar.

“O mármore que cobria a tumba foi retirado e nos surpreendeu a quantidade de camadas existentes abaixo dele”, afirmou. “Será uma longa análise científica, mas, no final, será possível ver a superfície original da pedra onde, de acordo com a tradição, o corpo de Jesus Cristo repousou”, acrescentou. O local ficou por séculos dentro de uma estrutura chamada “edícula”, palavra latina que significa “casa pequena”.

A estrutura retirada agora foi edificada em 1810, após a anterior ter sido destruída por um incêndio. Com o terremoto de 1927 ela sofreu grandes rachaduras e foi novamente restaurada. Segundo a tradição cristã, o corpo de Jesus Cristo teria repousado em um altar retirado de uma rocha de calcário após sua crucificação. Essa pedra tornou-se um altar e posteriormente foi colocada no centro da Basílica do Santo Sepulcro – uma das igrejas mais antigas do mundo, construída em 325 d.C. a mando do imperador Constantino.

No ano 1009, a estrutura foi destruída pelo Califa Al-Hakim, mas restaurada em 1808 após as Cruzadas retomarem Jerusalém. A restauração completa do local, conduzida por cientistas da Universidade de Atenas (Grécia), deverá ser concluída até março de 2017. O custo estimado da obra é de 5 milhões de dólares. (Gospel Prime)igreja-do-santo-sepulcro



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia