Lula aponta Fidel Castro como o ‘maior de todos os latino-americanos’

fidel-lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do ex-presidente cubano Fidel Castro neste sábado (26) afirmando que ele era “o maior de todos os latino-americanos”.

Segundo Lula, em nota divulgada no site do ex-presidente, ele sente a morte de Fidel como “a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei”.

De acordo com Lula, Fidel Castro era “amigo e companheiro”. “Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança”, disse.

Segundo o ex-presidente brasileiro, o espírito “combativo e solidário animou sonhos de liberdade, soberania e liberdade”. Ele ainda disse que a “bravura” de Fidel e seus exemplos inspiravam a luta contra a “tirania”.

Lula ainda relembrou quando conheceu Fidel Castro em julho de 1980, em Manágua, capital da Nicarágua, para as comemorações do primeiro aniversário da revolução sandinista no país.

Segundo Lula, ambos mantiveram desde então um “relacionamento afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos”.
Leia a íntegra da nota divulgada no site do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos, o comandante em chefe da revolução cubana, meu amigo e companheiro Fidel Castro Ruiz.

Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança.

Seu espírito combativo e solidário animou sonhos de liberdade, soberania e igualdade. Nos piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações de nossa região, a bravura de Fidel Castro e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania.

Eu o conheci pessoalmente em julho de 1980, em Manágua, durante as comemorações do primeiro aniversário da revolução sandinista. Mantivemos, desde então, um relacionamento afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos.

Sinto sua morte como a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei.

Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo

Hasta siempre, comandante, amigo e companheiro Fidel Castro.

Luiz Inácio Lula da Silva
São Paulo, 26 de novembro de 2016

Setembro/2003 - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, posa com o presidente de Cuba, Fidel Castro, ao ser recebido no Palácio da Revolução em Havana, durante visita oficial de 2 dias (Foto: Adalberto Roque/AFP/Arquivo)
(G1)


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia