Ano de 2024 pode bater recorde de calor de 2023, informa ONU

Foto: reprodução

 

Nesta sexta-feira (12), a ONU anunciou que este ano pode quebrar o recorde de calor registrado em 2023, e pediu para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa para combater as mudanças climáticas.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) disse que este ano vai ter um aquecimento parecido com o que aconteceu em junho e dezembro de 2023, devido ao efeito do fenômeno El Niño.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) estimou que há uma chance em três de que 2024 seja mais quente que 2023, e 99% de que fique entre os cinco mais quentes já registrados.

Celeste Saulo, a argentina que recentemente acaba de assumir como secretária da OMM, advertiu que é possível que El Niño continue provocando o crescimento das temperaturas em 2024.

Este tipo de clima é frequentemente associado a um aumento das temperaturas em todo o mundo, e seu efeito é percebido no ano seguinte ao seu surgimento.

“Visto que El Niño tende a ter seu maior impacto nas temperaturas globais depois de alcançar seu ponto máximo, em 2024 pode fazer ainda mais calor”, explicou Saulo.

 

 

Com informações do Portal A Tarde.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia