Moraes pode obrigar Bolsonaro a usar tornozeleira; entenda

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Juristas afirmam que, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve cumprir medidas cautelares determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, antes de ser efetivamente preso. Isso se deve ao potencial de risco de fuga, onde o ex-presidente pode ser obrigado a usar tornozeleira eletrônica durante as investigações.

Informações divulgadas pelo Metrópoles, após entrevistar alguns juristas, indicam que, antes de um pedido de prisão Bolsonaro seria monitorado com tornozeleira eletrônica. A medida seria uma opção frente ao fato de que uma prisão preventiva o fortaleceria e reforçaria a narrativa de perseguição.

O New York Times afirma que Bolsonaro se escondeu na Hungria para tentar obter asilo político do país de Viktor Orbán, e ser flagrado por câmeras de segurança da embaixada do país por duas noites, em fevereiro, pesou contra o ex-presidente.

A defesa de Jair Bolsonaro afirmou que a visita dele na embaixada foi para “manter contatos”.  Mas o Metrópoles pontuou que, ministro Alexandre de Moraes já considerou pedidos de asilo político como motivo para manutenção de prisão preventiva.

Moraes usou pedidos de asilo feitos pelo ex-deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) para apontar risco de fuga em 2021.

A prisão do ex-presidente deve acontecer após julgamento do Supremo. Até lá a Procuradoria-Geral da República precisa denunciá-lo e sua prisão ser referendada por todos os ministros do STF.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia