TRE-BA recebe 1º lote das novas urnas eletrônicas

Carga faz parte dos 14.993 novos equipamentos que a Bahia receberá do TSE – Foto: Divulgação | TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu, nesta segunda-feira, 31, o primeiro lote de urnas eletrônicas, modelo 2020, que serão utilizadas nas Eleições Gerais, em 2 de outubro. As 600 urnas foram fabricadas em Ilhéus, no sul da Bahia.

Em dezembro de 2021, o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank,  esteve na fábrica de Ilhéus, junto com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, em visita técnica para acompanhar a fabricação dos equipamentos. Esta é a segunda vez que urnas eletrônicas são fabricadas no estado. Ao todo, o TSE enviará 14.993 novos equipamentos. Com isso, a Bahia passará a ter 41.491 urnas.

Conforme o TRE, a urna eletrônica modelo 2020 conta com novo design. O teclado do terminal do eleitor foi reposicionado em relação à tela de LED e o terminal do mesário passa a ter uma tela sensível ao toque, além de um leitor de identificação biométrica com maior área de captura.

Ainda segundo o órgão, as urnas de novo modelo corresponderão a um total de 36% dos votos nas eleições de 2022, o que representa cerca de 3 milhões e 500 mil votos nos novos equipamentos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia