Novo advogado de Mauro Cid diz que militar não é culpado: “assessor cumpre ordens”

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O novo advogado de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, disse nesta quarta-feira (16) que o militar não é culpado pelos atos supostamente praticados por ele. Cezar Bitencourt afirmou que Cid era apenas um assessor que cumpria ordens e que a responsabilidade pelos atos recai sobre Bolsonaro.

“Ele é um militar, mas é um assessor. Assessor cumpre ordens do chefe. Assessor militar muito mais. O militar tem por formação essa obediência hierárquica. Então alguém mandou, alguém determinou. Ele [Cid] é só o assessor. Assessor faz o quê? Assessora, cumpre ordens, cumpre determinação”, afirmou. Mais à frente, o responsável pela defesa de Cid disse que “a gente vai examinar quem é quem, até onde vai a responsabilidade de um e até onde vai a responsabilidade do outro”.

O advogado disse ainda que Cid não teve iniciativa e que cumpre sua função da melhor forma possível. “Ele não fez nada por conta. Ele não teve iniciativa. Ele tem uma função, que cumpre da melhor forma possível, com a formação militar que ele tem. Aliás, uma grande formação. O Mauro Cid é um gênio, mas ele tem uma função. Essa obediência hierárquica para um militar é muito séria. Exatamente essa obediência [inaudível] afastar a culpabilidade dele”, complementou.

Cezar Bitencourt ainda classificou Cid como “grande injustiçado”.

O advogado assumiu a defesa de Cid na noite de terça-feira (16) e ainda não pôde conversar com o militar.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia