Lula pede retomada das negociações de paz e condena ataques a Israel

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU.

“Fiquei chocado com os ataques terroristas realizados hoje contra civis em Israel, que causaram numerosas vítimas. Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmo meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas”, destacou o presidente brasileiro nas redes sociais.

O Brasil convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que preside este mês. Ao confirmar a reunião, o governo brasileiro reiterou o compromisso com a solução de dois Estados, um israelense e outro palestino, e destacou a necessidade de retomada das negociações para o estabelecimento de uma paz duradoura na região.

“O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU. Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, concluiu.

O conflito iniciado este fim de semana com um ataque sem precedentes do Hamas já deixou ao menos 298 mortos. Israel retaliou com novos bombardeios na Faixa de Gaza e declarou guerra.

O Itamaraty também afirmou que a continuidade do conflito em Israel e na Palestina não é uma “alternativa viável” e considerou ser “urgente a retomada de negociações de paz”. O governo brasileiro também pediu que os dois lados no confronto evitem a escalada da situação.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia