Dia D: Casos de crianças vítimas de abuso sexual são registrados em Santo Antônio de Jesus

Nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento em Assistência Social (CREAS), Verônica Mercês relatou alguns casos de violência sexual em Santo Antônio de Jesus. “Temos casos de diversas formas de violência, nesse caso o abuso sexual, de 2015 para cá temos uma média de 16 crianças em atendimento com psicólogos que foram vitimas de abuso, fora os que não chegam até nós”, disse. Com o apoio do Ministério Público e Conselho Tutelar, o CREAS vem realizando medidas preventivas para banir o problema, mas a situação é ainda mais complexa quando o agressor faz parte da mesma família da vítima. “Geralmente o agressor não tem cara, nem identidade, temos registros de tio, padrasto, primos, geralmente são pessoas próximas das crianças, muitas vezes ganham essa confiança para poder cometer o abuso. Tivemos um caso onde a adolescente acabou engravidando,foi encaminhada conforme a lei para exames, só que ela não tinha interesse em ficar com a criança”, explicou.
DIA NACIONAL
O dia 18 de maio foi escolhido para a campanha porque foi nesta data, em 1973, em Vitória (ES), que a menina Araceli Santos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. O fato foi divulgado pela mídia e chocou toda a nação, ficando conhecido como “Caso Araceli”.
No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra-familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9.970. A partir dai, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Nesta trajetória, algumas conquistas já foram alcançadas, sendo o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes um forte exemplo destas conquistas. A implantação desse plano é uma realidade que vem sendo construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito dos estados e municípios. (Rondônia Agora)

 

Jéssica Oliveira/Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia