SAJ: Prefeitura se pronuncia através de nota e diz que “poda mais acentuada foi necessária devido ao crescimento desordenado dos indivíduos arbóreos ao longo das décadas”; entenda sobre o caso das árvores

Foto: Andre Borges

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus esclarece à população os motivos técnicos por trás da poda das árvores das Avenidas Juracy Magalhães e Luiz Viana. O principal motivo, foi o crescimento desordenado das árvores, resultado de podas inadequadas realizadas ao longo das últimas décadas. 

Segundo a gestão municipal, as árvores localizadas em áreas de intenso tráfego de veículos e pedestres devem ser mantidas em um porte médio, o que não estava sendo observado nestes locais. Algumas das árvores haviam alcançado uma altura superior a 15 metros, o que é considerado excessivo e inadequado para vias públicas.

Além disso, as mangueiras, uma das espécies presentes, possuem madeira de característica mole e não muito resistente, o que, combinado com o crescimento descontrolado dos galhos ao longo do tempo, os tornou muito longos e pesados. Isso, juntamente com eventos como chuvas intensas, ventos fortes e descargas elétricas de raios, comuns na região, bem como o desgaste natural das árvores ao longo dos anos, criava riscos para a segurança dos moradores e transeuntes das referidas avenidas. Além dos riscos à segurança, havia também o perigo de danos materiais, como a possibilidade de queda de galhos sobre veículos, residências e até mesmo sobre a rede elétrica de alta tensão, podendo causar graves acidentes.

A ação de poda mais acentuada foi realizada com o intuito de mitigar esses riscos e garantir a segurança da população que utiliza diariamente essas vias públicas. 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia