I Simpósio de Influenza A (H1N1) em Santo Antônio de Jesus; confira as fotos

Foi realizado na última quarta-feira (11) o I Simpósio de Influenza A (H1N1) no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes em Santo Antônio de Jesus. Destinado ao público de profissionais e estudantes da área da saúde, o evento contou com palestrantes abordando vários temas como “Aspectos Clínicos e Diagnósticos da Influenza A”, Dr. Dênio Santos Barros – Médico Infectologista, atua no Hospital da Criança de Feira de Santana e no Hospital Couto Maia, é também professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. “Medidas Preventivas, Assistência a Saúde e Tratamento da Influenza A”, foi convidado Dr. Jeancarlo Argolo Reale, médico Infectologista e Intensivista, é também professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. “Epidemiologia de Influenza A (H1N1) na Bahia e no Brasil”, a Enfermeira Maria Aparecida de Figueredo Rodrigues, especialista em Saúde da Família, Mestre em Saúde Coletiva, Sanitarista e atua na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no Núcleo Regional de Saúde Leste. E “Notificação, Acompanhamento dos Casos, Controle e Vigilância Frente a Surtos”, a Enfermeira Karine Cristina Santos, Especialista em Urgência e Emergência e Especialista em Enfermagem do Trabalho, atua desde 2013 como Gerente Técnica de Epidemiologia e Controle de Doenças na Vigilância Epidemiológica Municipal de Santo Antônio de Jesus.

O I Simpósio de Influenza A (H1N1) de Santo Antônio de Jesus – Bahia foi um evento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, com o apoio da UNIMED e estudantes de medicina da UFRB e UEFS. Constituiu-se como um espaço de construção cientifica e sua programação englobou a discussão de um tema de grande relevância para o contexto atual do país.

Este Simpósio trata-se, portanto, de um evento singular capaz de esclarecer e sanar diversas dúvidas apontadas pela população de Santo Antônio de Jesus. Foi debatido, portanto, um tema relevante para a saúde pública brasileira. O evento reuniu aproximadamente 200 participantes entre Médicos e Enfermeiros do município de Santo Antônio de Jesus (que atendem nas unidades básicas de saúde do município) e estudantes da área da saúde.

Para Joanderson Cruz, funcionário da Vigilância Epidemiológica e coordenador do evento: “Em face ao alto potencial de transmissão do H1N1, o crescente aumento no número de casos na Bahia e ao maior conhecimento sobre a epidemiologia viral, fica evidente a necessidade da adoção de medidas preventivas nos níveis primário, secundário e terciário para assim diminuir e/ou anular a instalação e a evolução do vírus Influenza A H1N1. E este Simpósio tem o intuito de preparar a equipe de saúde municipal, para o enfrentamento de possíveis epidemias virais”.

4fadff1a-cee7-420e-a997-c88c72ae7309

Segundo Dr. Dênio Barros, Infectologista, “As medidas mais simples como potencializar e aumentar a frequência de higienização das mãos e evitar locais com grande fluxo de pessoas, podem ser adotadas pela maioria da população e podem representar uma importante redução do risco de contaminação pelo vírus Influenza A H1N1 e por outros patógenos”.

Para Karine Cristina, Gerente de Epidemiologia do município de SAJ: “A adequação dos serviços de saúde e dos procedimentos realizados por profissionais da área podem reduzir a propagação da doença e melhorar a evolução do quadro dos pacientes. Do ponto de vista lógico é possível afirmar que a prevenção é a melhor medida a ser adotada, uma vez que realizada de forma correta diminui a probabilidade de contágio, diminuindo a chance de contágio diminui-se o número de casos e como resultado disto diminuem os casos de óbito. Esta sequência lógica representa ainda um menor gasto com internações e tratamentos por parte do governo e de instituições privadas. Portanto, a prevenção é imprescindível para o enfrentamento da doença Influenza A H1N1”.

ca0716b3-eea6-4fcf-8204-2a6ac312abe6



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia