Sem fiscalização, flanelinhas exploram indevidamente espaços públicos em Santo Antônio de Jesus

Você sai de casa cedo na esperança de encontrar uma vaga para estacionar. Hoje foi um dia de sorte, “olha a vaga ali”, você pensa e já respira aliviado.  Até que o flanelinha, como são conhecidos os “guardadores de carros”, chegam e exigem um valor para “guardar” o seu veículo.

A realidade citada acima é muito comum em grandes centros urbanos e vivida constantemente pelos santo-antonienses. Os flanelinhas dividem os espaços entre si e cada um deles seguem para o seu dia de organizar a ocupação e desocupação das vagas, cobrando por esse “serviço”.

Em Santo Antônio de Jesus, existe uma lei municipal que deixa clara a proibição dessas atividades. “Art. 1° – É proibida a atividade de guardadores de veículos, “flanelinhas”, ou semelhantes, nas ruas e locais públicos, no âmbito do Município de Santo Antônio de Jesus. ” LEI MUNICIPAL Nº 1205, em vigor desde 2013.

Porém esta Lei não é cumprida como deveria no município. Motoristas como o Sr. Teixeira, autônomo, enfrenta dificuldades diariamente para estacionar seu veículo e quando encontra uma vaga tem que pagar por ela. “Apesar de não ter obrigação de pagar, a forma como eles cobram na saída, ao bater na janela do meu carro, me deixa intimidado e estão sempre rondando o veículo. Além disso, em muitas ocasiões eles brigam entre si para ver quem tem o direito de receber o valor”. Conclui.

O artigo 3º da lei indicada, prevê que “fica a Superintendência de Trânsito e Tráfego – SMTT autorizada a fiscalizar, criar e implantar a zona azul e caberá à Secretária de Infraestrutura coibir a exploração indevida do uso do solo público, sem autorização do município. ”

Durante o período junino, onde a cidade recebe muitos turistas, essa ação dos flanelinhas é intensificada. Em alguns casos, eles chegam a lotear os espaços públicos e é possível ver também a presença de pessoas de outras cidades que chegam para praticar essa ação, cobrando um valor que pode chegar até R$ 50,00 por vaga. Não há fiscalização por parte da Prefeitura e por isso, a cada ano essa ação vem tomando proporções cada vez maiores, gerando uma série de reclamações de moradores e turistas, que participam dos festejos juninos.

O CISP – Comitê Interinstitucional de Segurança Pública é uma instância deliberativa criada com o objetivo de articular ações de segurança pública através dos órgãos competentes. A Associação comercial acompanha ativamente as reuniões deste Comitê, integrando, inclusive, comissões de trabalho. O CISP busca uma regulamentação para evitar esse tipo de ação, principalmente no período dos festejos juninos, quando a cidade recebe milhares de turistas. Uma das ideias, a curto prazo, é um trabalho educativo e de fiscalização com a utilização de panfletos distribuídos por uma equipe devidamente orientada pela Polícia Civil, Polícia Militar, SMTT, Secretaria de ação social e SEINFRA com o objetivo de promover a conscientização da população e disseminar a importância de não ceder ao pagamento indevido cobrado pelos “flanelinhas” e esclarecer que, dependendo da maneira de cobrança, o ato pode ser interpretado como extorsão tipificado no artigo 158 do Código Penal Brasileiro.

A Sr. Michele Mota, Coordenadora de Desenvolvimento Local da Acesaj, conclui que “a participação engajada da Secretaria da ação social nestas ações é de fundamental importância, pois a ela compete a viabilização de políticas sociais direcionadas a este segmento através de órgãos públicos, tais como, CRAS, CREAS e projetos sociais que emergem das demandas identificadas.  A começar pela manutenção de um cadastro/diagnóstico da população de rua, no sentido de facilitar a focalização das ações, bem como, a consolidação do trabalho em rede. ”

A situação vivenciada pelo município representa um problema de segurança pública e a falta de ações estratégicas de enfrentamento só contribui para a manutenção deste cenário, fazendo com que essas pessoas permaneçam nessa rotina, sem condições reais de crescimento e emancipação social.

João Marcos Andrade – Assessoria de Comunicação

ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia