Na noite desta terça-feira (08), professores da Facemp lançaram livros durante o 4º Seminário de Integração Curricular de Pedagogia (SEMIC) no auditório do Colégio Santo Antônio. Numa roda de conversa, a professora Cinthia Barreto Santos Souza, doutora em Família na Sociedade Contemporânea e autora do livro ‘Nomes de família’ falou sobre o relançando de sua obra que aborda sobre a história dos nomes em forma de narrativa autobiográfica. “Estou trazendo uma coletânea de livros escritos por grupo de pesquisa, o qual faço parte na Universidade Católica da Bahia. São trabalhos feitos através de narrativas autobiográficas. Este livro foi produzido pela Universidade Católica, e foi um trabalho muito tranquilo. Existe uma dificuldade de vender os livros, principalmente quando se tratam de textos acadêmicos científicos”, disse. Interessado em adquirir o livro, está disponível no SEMIC, na internet e na Universidade Católica. A professora Sandra Oliveira, mestre em educação, também lançou o livro ‘Educação a Distância’ que aborda sobre a importância dessa modalidade para o estudante. “Foi um livro pensado por vários pesquisadores que trabalham no CEAD ligado a Universidade aberta do Brasil na Universidade Federal do Piauí, visando sobre a qualidade dessa modalidade. É importante a gente pensar sobre a origem da educação a distância, porém mais importante hoje é a gente pensar de que forma a educação a distância pode se configurar um curso, uma modalidade de ensino com qualidade para formação”, explicou. O livro está disponível no site CVR. Destacando um tema muito atual, o professor Silvano Sulzart, mestre em Educação e Contemporaneidades, falou sobre seu livro ‘O Diário de Davi’, o qual discute como a escola lida com as crianças que sofrem Bullyng, característica LGBT. “Davi é um personagem de 12 anos negro e gordo que sofrem bullyng . A maior parte das escolas possuem a tendência de inviabilizar as questões do bulling, por isso eu trouxe esses personagens no livro”, disse. O livro foi escrito em 2012, contém 85 páginas e está disponível no site CRV. Já a professora Cristiane Lopes de Mota, mestre em História Regional e Local, traz em seu livro ‘O golpe de 1964’discussões sobre o ensino de história. “A importância do ensino de história é o aluno compreender a sua identidade e seu universo”, frisou. A conversa se constituiu num espaço de formação, troca de experiências, ressonância coletiva, construção e reconstrução de conceitos e de argumentos.
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