Família santoantoniense que viajou a Portugal relata ao Blog do Valente dificuldade para retornar ao Brasil

O professor da UFRB, Ricardo Mendes relatou ao Blog do Valente sobre a dificuldade que a família enfrentou para retornar ao Brasil por causa do quadro de pandemia causado pelo novo coronavírus. Ricardo Mendes passou a residir em Portugal com a família onde faria pós-doutorado, “planejávamos retornar ao Brasil em Julho. Adiantamos a viagem por conta da pandemia”, disse.

Segundo o professor, a peregrinação para retornar ao Brasil começou no dia 25 de fevereiro quando estavam na Espanha, quando surgiu o primeiro caso de COVID-19 no país, “na TV já víamos notícias da Itália e que eram preocupantes”, relatou.

Portugal decretou estado de emergência, o que permite que o governo possa restringir o deslocamento da população como forma de frear a propagação da pandemia. De acordo com Mendes, o Conselho de Segurança determinou o cancelamento de escolas e receberam a notícia de que os EUA haviam determinado o cancelamento de voos provenientes da Europa, “foi uma corrida contra o tempo. Ficamos preocupados com o fato de Bolsonaro também proibir a entrada de pessoas vindas de países europeus”, conta.

Mendes e a família começou a se programar para retornar ao Brasil e com isso se desfizeram de pertences e do apartamento locado para a temporada. O professor conseguiu marcar passagens para o dia 15 de março, no entanto todos os voos foram cancelados. “Dirigimos de cerca de 600 Km, de Porto para Lisboa. Só conseguimos embarcar no dia 21 de março e ao chegar no Brasil passamos por muitas dificuldades”, destacou.

No Brasil estava decretado isolamento social e fechamento do comércio nas grandes cidades, “nos lugares onde parávamos só conseguíamos comprar água. Furamos um pneu no caminho e sofremos uma tentativa de assalto. Foi complicado chegar ao Brasil, mas graças a Deus chegamos”, completa.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia