Agência do INSS em SAJ retoma atividades presenciais nesta terça-feira (15)

Com restrições e agendamentos, as Agências do INSS em todo o Brasil retomaram os atendimentos presenciais a partir de segunda-feira (14), das 8h às 13h. Segurados sem agendamento não serão atendidos.

A Agência em Santo Antônio de Jesus, excepcionalmente, retomarão o atendimento nesta terça (15). Em contato com o Blog do Valente, o gerente regional Gabriel Queiroz informou que equipamentos de EPIS, como termômetros digitais, tiveram um atraso na distribuição, e por conta disso, o atendimento presencial foi adiado no município. “Os termômetros chegariam neste final de semana e houve um atraso. Já fizemos a distribuição deste material e organizamos nossa logística para o atendimento seguro para os servidores e população”, explicou.

O INSS vai disponibilizar os seguintes atendimentos durante esse retorno gradual:

  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa;
  • Reabilitação profissional.

Prova de vida segue suspensa

Segue suspensa, até 30 de setembro, a exigência de recadastramento anual de aposentados e pensionistas, a chamada prova de vida, de acordo com instrução normativa do Ministério da Economia. A partir de 1º de outubro, os segurados deverão buscar a agência onde recebem o benefício para atender à exigência.

Central de atendimento

O INSS esclarece que os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial, neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135.

O INSS disponibiliza em seu site um guia para ajudar aqueles que têm alguma dúvida de como acessar o Meu INSS.

“Não venham para a Agência se você não fez o agendamento previamente marcado. As pessoas que não agendaram o atendimento não serão atendidas”, ressalta Gabriel Queiroz.

Em todo o país, todas as perícias médicas agendadas para esta segunda e para os próximos dias foram suspensas e não há data a volta. A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM) reafirmou na sexta-feira (11), quando o INSS anunciou a volta do atendimento presencial, que os médicos não voltariam a fazer atendimentos presenciais por falta de segurança.

Em São Paulo, nenhuma agência do INSS abriu. O Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social (SINSSP) entrou com uma ação no Tribunal Regional Federal que decidiu suspender a reabertura, programada para hoje.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia