Santoantoniense participa de campanha do governo do estado contra o preconceito e vídeo repercute no Brasil

campanha

Jovem de Santo Antônio de Jesus participa de campanha do Governo do Estado da Bahia contra o preconceito e vídeo viraliza a nível nacional.

Com um minuto de duração, o vídeo gravado antes da pandemia, mostra como o preconceito é vivenciado pelas pessoas, tanto pela forma corporal como pelo gênero, raça, classe ou orientação sexual.

Em seu site, o Governo do Estado publicou que “Neste momento em que o preconceito e o ódio infelizmente estão muito presentes na sociedade, a proposta da campanha é conscientizar a população baiana sobre os reais efeitos gerados pelos diversos tipos de preconceito, dos mais sutis do dia a dia aos mais graves, que podem levar à morte”.

A modelo e estudante de arquitetura, Leile Borges, 22 anos, de Santo Antônio de Jesus interpreta a primeira cena do vídeo, na qual, ela é uma mulher que vai a praia e diz para a câmera: “Vão fazer piadinha de mim ao tirar a canga só porque sou gorda”.

campanha

Ao Blog do Valente, Leile contou que nunca imaginou a repercussão do vídeo e expressa sua alegria e orgulho ao participar da campanha.

“Quando eu fui chamada, sabia que ia ser algo surreal, mas o que me surpreendeu muito foi a repercussão. As pessoas tão preocupadas e tentando entender sobre esse tema. Muitas pessoas mandaram mensagens me parabenizando, falando que tomaram consciência de certas coisas por conta da campanha. Era essa a intenção: conscientizar as pessoas que somos diferentes, cada um com suas peculiaridades. Precisamos nos respeitar”, disse.

Vida por trás das câmeras

De acordo com Leile, a infância e adolescência não foram épocas fáceis. Piadas, discriminação, julgamentos que causaram muita dor marcaram a vida dela.

“Vivi essa realidade a minha vida inteira. Fui uma criança e uma adolescente gorda e, agora, uma mulher adulta gorda. A situação acontece em todos os cantos, tanto no contexto familiar, na escola, quanto por causa de olhares na rua. Não há um lugar no qual eu passe despercebida, sempre há julgamento, de forma muito dolorosa”, explica.

Assim, apesar de tantos desafios, Leile pontua que aprendeu a lidar com o preconceito.

O vídeo repercutiu no país e famosos compartilharam em suas redes sociais parabenizando a iniciativa e destacando a dor que ao preconceito causa na vida de quem é vítima.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia